( Maryam Mirzakhani )

Memorial para Maryam Mirzakhani. 

Toda a comunidade matemática ficou profundamente triste com a morte prematura de Maryam Mirzakhani em 14 de julho de 2017 aos quarenta anos. Ela foi a primeira matemática mulher e a primeira cientista do Irã a conquistar a medalha Fields. Graças às suas conquistas, juntamente com as de muitas outras mulheres brilhantes, argumentos que sugerem inabilidade das mulheres para a matemática podem ser categoricamente descartados. 

Como uma homenagem à sua memória, CWM criou a exposição memorial Remember Maryam Mirzakhani, com 18 pôsteres originais retratando Maryam Mirzakhani, dois volumes contendo seu trabalho matemático, um volume com artigos sobre ela e um livro de condolências para os participantes assinarem. A mostra foi assinada por Thaís Jordão (curadora) e Rafael Meireles Barroso (designer). A exposição foi inaugurada no (WM) ², e permaneceu aberta durante o ICM 2018. Desde então, já foi exibida em vários locais.

O Memorial de Maryam Mirzakhani incluiu a apresentação do filme exibido no ICM 2014 quando ela recebeu a medalha Fields, seguido de palavras de Betül Tanbay e um minuto de silêncio. Em nome do Comitê de Mulheres da Sociedade de Matemática Iraniana, a Dra. Ashraf Daneshkhah apresentou uma proposta para celebrar as mulheres na matemática em todo o mundo no aniversário de Maryam Mirzakhani - 12 de maio, que foi aprovada por uma grande maioria dos participantes.

Após esta decisão, existe atualmente uma iniciativa internacional para homenagear as mulheres na matemática em 12 de maio, coordenada por várias organizações para mulheres na matemática em todo o mundo. Um relato da primeira celebração de 12 de maio de 2019 pode ser encontrado neste artigo da Notices of the AMS.

Alguns links para homenagens e memoriais da vida e do trabalho de Maryam Mirzakhani:

CWM webpage 
Tributes on the AWM webpage 
EWM webpage
Filme: Secrets of the Surface - The Mathematical Vision of Maryam Mirzakhani

apoio
REALIZAÇÃO
PATROCINADOR OFICIAL
APOIO INSTITUCIONAL